quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Pequenos insectos!

Adulto de percevejo, pertencente à ordem Hemíptera e à subordem Heteroptera. Têm as asas anteriores parcialmente endurecidas e parcialmente membranosas (nas pontas posteriores).

Adulto do sirfídeo Eristalis tenax. Este insecto, pertence à ordem díptera (ordem que inclui as moscas), e à família Syrphidae. Na sua fase adulta alimentam-se de pólen e néctar das flores.
Este sirfídeo é muitas vezes confundido com certas abelhas e vespas. Mas, ao contrário destes himenópteros, os sirfídeos têm os olhos proporcionalmente grandes em relação ao restante corpo e têm antenas muito curtas.

Adulto de vespa, pertencente à ordem Hymenoptera e à família Vespidae. As vespas adultas alimentam-se sobretudo de néctar e outras substâncias doces, enquanto que, as crias são alimentadas com insectos capturados pelas obreiras.

7 comentários:

Transmontana disse...

Mais um belo conjunto de fotos de insectos que não deve ter sido fácil fotografar!
Parabéns!
Um bom dia!
Anita

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Alexandrina, belas fotografias de lindos insectos...Excelente....
Beijos

Alexandrina Areias disse...

Olá Anita,
dois destes insectos foram muito fáceis de fotografar (percevejo e vespa), quanto ao sirfídeo é que já não se pode dizer o mesmo... pois é um insecto que pouco tempo está parado sobre as flores... e enquanto preparava o disparo já ele se ia embora...:) daí a foto não ser a melhor a nível de focagem... e também teve o problema da luz a incidir-lhe sobre as asas, daí terem esse reflexo... mas, foi o que consegui:) e como faz parte da fauna auxiliar, pois no seu estado larvar alimenta-se de outros insectos, como é o caso dos afídeos (piolhos) decidi postar esta foto...
Continuação de um bom final de dia para si e para os seus!
Cmc's,


Olá Fernando,
obrigado pelas palavras...
Beijos,

AA

Valentim Coelho disse...

Olá Alexandrina,
estas fotos estão impecáveis. Parabéns à fotografa. Eu qualquer dia também tenho de me dedicar a tirar umas fotos a crisopideos...mas mais lá para a frente.
Beijinhos

Armindo C. Alves disse...

Olá Alexandria
Que grande actividade junto dos "nossos amigos". Felizmente que cada vez somos mais a divulgar a sua importância no equilibrio dos ecossistemas. Estão lindos . Obrigado pela informação.
Bom estar de volta. Já tinha saudades desta visita.
Beijo.

Dylan disse...

Um pequeno grande insecto...

Anónimo disse...

Olá Alexandrina.
São pequenos mas ficaram muito bem na fotografia, conseguiu umas boas captações destes interessantes insectos, com cores muito naturais, e bem enquadrados, e vejo que se inteirou de toda a informação referente a este assunto, muito bem, uma boa apresentação.
Despeço-me com amizade, até breve.
Tudo de bom, com os meus cumprimentos.
Um abraço.

José Filipe 09-09-2009