domingo, 26 de outubro de 2008

Fornos em pedra...


Os fornos em pedra, que se encontram pelas terras Transmontanas, serviam para secar os figos. Este processo de secagem dos figos, era feito após as vindimas, daí serem chamados de "figos vindimos".

Estes fornos, eram aquecidos e depois eram colocados lá dentro os figos, para perderem água e assim se poderem conservar durante os meses de Inverno. Os figos, foram muito importantes na dieta alimentar de outros tempos.


Esta forma de secar os figos já não é utilizada nos dias de hoje, os fornos agora encontram-se ao abandono... No entanto, as suas construções eram de muito boa qualidade, tanto que há ainda um grande número de fornos em bom estado de conservação.


Pela informação que me foi dada, estes fornos eram cedidos aos vizinhos, para que os pudessem utilizar, pois, nem todos os que tinham figueiras (Ficus carica), possuíam fornos para o efeito.

6 comentários:

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá, belas fotografias...Belo texto...Excelente...
Beijos

O Profeta disse...

Imagens mágnificas e muito interessante o texto...


Doce beijo

mundo azul disse...

...é pena! Coisas bonitas e úteis que vão sendo abandonadas...

São fotos tão bonitas!

Beijos de luz e o meu carinho...

Valentim Coelho disse...

olá,
adorei esta postagem. sabes que na minha aldeia também há um forno destes, muito antigo, no meio de uma vinha e eu nunca soube a sua utilidade.
agora descubro a sua função. parabéns pela promoção do conhecimento. é bom de vez em quando darmos uma vista de olhos pelos blogs, e aprender um bocadinho sobre as coisas.
beijinhos

Alexandrina Areias disse...

Olá Valentim!
É bastante agradável sabermos que as nossas postagens de uma forma ou de outra vão enriquecendo os conhecimentos dos que nos visitam...
E concerteza que esse forno de que falas, se encontra numa vinha onde também há figueiras...
Como diz o "Mundo Azul" é pena que sejam abandonados, pois fazem parte da nossa cultura e são construções simples e ao mesmo tempo bonitas...

A todos, o meu obrigado, pelas visitas e respectivos comentários...
Beijos,

AA

KOSTAS disse...

Marvellous post with beautiful photographs from my beloved fruits!
Splendid old furnace!