segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A Amizade Ideal...


"Nada é mais agradável à alma do que uma amizade terna e fiel. É bom encontrarmos corações atenciosos, aos quais podes confiar todos os teus segredos sem perigo, cujas consciências receias menos do que a tua, cujas palavras suavizam as tuas inquietações, cujos conselhos facilitam as tuas decisões, cuja alegria dissipa a tua tristeza, cuja simples aparição te deixa radiante! (...)

Tal como numa epidemia, devemos ter o cuidado de não nos aproximarmos das pessoas afectadas, porque correremos o perigo só de respirarmos perto delas, também, em relação aos amigos, devemos ter cuidado de escolher aqueles que estão menos corrompidos: a doença começa quando se misturam homens saudáveis com os doentes. (...)

Evitemos, sobretudo, os temperamentos tristes, que se lamentam de tudo e não deixam escapar uma única ocasião de se queixarem. Apesar de toda a fidelidade e de toda a bondade que possa demonstrar, um companheiro perturbado, que chora por tudo e por nada, é um inimigo da tranquilidade."

Séneca, in 'Cartas a Lucílio'

2 comentários:

Anónimo disse...

Amizade ideal = Amizade leal + Confiança + Compreensão + Respeito Mútuo + Irmandade de Coração + Presente ainda que ausente... Uma das fórmulas. A Minha. Temos que aceitar os nossos amigos com todos os defeitos que eles possam ter, isso é o mais dificil, mas é o que nos torna tão fantásticos...
Ass. MLK

Alexandrina Areias disse...

Gostei da tua fórmula de amizade...:)
Citando Carlos Drummond 'a amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas'
Outra citação de grande valor para mim é de Cícero, em que diz que 'a amizade começa, onde termina ou quando conclui o interesse'

Um beijo grande para ti amiga MLK