quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Alto Douro


Nas encostas xistosas do Alto Douro, há dois mil anos que os romanos plantaram vinha.
A região do Douro foi a primeira região vitivinícola do mundo a ser demarcada, tendo sido criada pelo Marquês de Pombal em 1756, permitindo assim a identificação, desde o século XVIII, do vinho do Porto com uma região bem definida, a região do Alto Douro.


"(...) O vinho é, no Douro, a memória de todos, o fio condutor de gerações. O vinho está presente do modo mais indelével que seja: nas consciências e nos sentimentos. Mas também reina na paisagem, naqueles formidáveis socalcos que, montanha acima, acabaram por lhe dar forma e feitio (...) Duas forças colossais, fizeram o Douro que está diante dos nossos olhos: a do rio e a dos Homens (...) Visto do ar, dos vales ou do leito do rio, o que se vê é sempre obra do Homem." (in "Douro" de António Barreto).

2 comentários:

Anónimo disse...

Estas a ficar uma pro.. Muitos parabens.
Estou a gostar de ver:)

Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios

Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador

Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos

Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz

Charles Chaplin

ass: ohh não!!!

Alexandrina Areias disse...

Era bom que pudéssemos sempre sorrir...:) mas concordo totalmente com estes versos, pois só sorrindo conseguimos enfrentar as dificuldades do dia a dia, no entanto e, citando também Charlie Chaplin "Ei! Sorria... Mas não se esconda atrás desse sorrriso... Mostre aquilo que você é sem medo(...)"