domingo, 30 de agosto de 2009

Louva-a-deus!




O louva-a-deus pertence à família Mantidae. São grandes predadores de insectos. Neste caso, podemos ver este louva-a-deus a alimentar-se de uma abelha. A sua caçada é feita de emboscada, facilitada pela sua facilidade de camuflagem.

E para evitarem a fuga das suas presas, normalmente inicam a sua alimentação pela cabeça das mesmas, tal como aconteceu com esta abelha.




As patas anteriores do louva-a-deus são muito desenvolvidas, tornando-se 'impróprias' para a sua locomoção, mas muito eficazes na captura das suas presas. Estão modificadas como garras, para segurarem a sua presa, enquanto esta é consumida.

11 comentários:

Valentim Coelho disse...

Olá Alexandrina,
excelentes fotos tu tens aqui.
Conseguiste capturar o louva-a-deus a capturar uma abelha.
Parabéns pelas fotos.
Continuação de bom fim de semana.
Beijinhos

Unknown disse...

Fantástica história com imagens. Parabéns.

Ponto+ disse...

As fotos estão fantásticas.
Este pequeno animal, na minha terra, é conhecido por "Maria Teresa". Quando era criança gostava de lhes tocar com uma palhinha e dizer: "Maria Teresa põe a mesa".
Parabéns, continue com este belo trabalho.
Uma boa semana de trabalho

Anónimo disse...

Olá Alex.
Estas estão maravihosas, com uma definição muito boa e com cores muito naturais, e foram realmente captadas no momento certo, gostei muito de as ver, e apreciar, imagino que tenham sido conseguidas com muita dedicação, os meus parabéns; e tambêm têm uma descrição interessante e educativa muito bem.
Até à próxima, com os meus cumprimentos, beijinhos.

José Filipe 31-08-2009

Transmontana disse...

Fotografias maravilhosas do louva-a-deus!!!
Parabéns pelo trabalho!!!
Uma boa semana!
Anita

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá Alexandrina, excelentes fotos....
Beijos

Valentim Coelho disse...

Olá Alexandrina,
quanto á feira em Carrazeda, infelizmente não deu para ir. Tinha outros compromissos. Mas brevemente irei a Carrazeda, depois digo-te alguma coisa.
Continuação de boa semana.
Beijinhos

Alexandrina Areias disse...

Olá Valentim,
foi mesmo por mero acaso que consegui estas fotos... pois o louva-a-deus 'deixou' que eu fosse buscar a máquina e dispará-la várias vezes:) estava tão concentrado na sua alimentação que não se incomodou minimamente com a minha presença:-)

Aguardo então notícias tuas, quando vieres por estes lados (Carrazeda e/ou Vila Flor)...
Beijinhos,


Olá ruimnm,
obrigada pela visita e pelas palavras...
Cmc's


Olá "Ponto+"
também conheço o louva-a-deus por 'mãozinha morta'... e tal como acontece com muitos insectos, este é mais um com vários nomes...:)
Beijos,

AA

Alexandrina Areias disse...

Olá José Filipe,
desde já o meu obrigado pela visita e pelas palavras... ainda bem que gostou das fotos... e posso dizer que foi muito gratificante consegui-las...:) pois adoro fotografar insectos no seu ambiente natural...
Beijos,


Olá Anita,
é sempre uma honra recebê-la por aqui... por isso, o meu muito obrigado pela visita e pelas palavras deixadas...
Cmc's


Olá Fernando,
obrigado pela visita e pelas palavras...
Beijos,

AA

Rose Santos disse...

Ola Alexandrina, gostei muito das suas fotos .Amo o louva a deus desde quando vi pela primeira vez.Trabalho numa casa de família onde cuido do jardim,de vez em quando aparece um por lá.Pego ele converso e coloco numa planta e falo " fica ai meu amiguinho para a cachorra não te pegar e dou um beijinho nele". Tenho vontade de fazer uma tatuagem mais ainda não encontrei nenhum tatuador que tivesse uma foto dele,nem pingente consigo pois as pessoas não o conhece.Fica aqui meus parabéns pelas fotos bjs Rose de Saquarema RJ











Alexandrina Areias disse...

Olá Rose,
muito obrigada pela visita e pelas palavras...
Bjs